27 de jul. de 2011

Guarda o teu coração!


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”  (Provérbios 4:23 )

A palavra coração na Bíblia usualmente tem o significado de vida interior ou vida espiritual. Na carta de Pedro está escrito:
“Mas o homem encoberto no coração.” (1 Pedro 3:4)

E o nosso coração é tão importante para Deus que está escrito que o Senhor  escolheu Davi para ser o líder do Seu povo não pela aparência exterior de Davi, mas pelo seu coração. Ou seja, Davi tinha uma beleza interior que agradava a Deus:
 “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”  (1 Samuel 16:7)

A adoração aceitável a Deus é aquela que procede do nosso coração:
“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”  (Mateus 15:8)

Em Atos está escrito que Deus purificou nosso coração pela fá em Cristo:
“E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.”(Atos 15:9)

Em  Romanos está escrito que cremos com o coração:
“Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:10)

Visto que o nosso coração é tão importante para Deus e para nós mesmos, devemos guardá-lo como quem protege um tesouro de extremo valor. A nossa própria vida depende desse cuidado para com o nosso coração.

E como podemos proteger o nosso coração em um mundo tão complicado como esse? A Bíblia nos dá algumas orientações fundamentais:
1 – Guardar siginifica estar atento; vigiar. Precisamos de maneira consciente e diária estar olhando para dentro de nós e buscar verificar se há algo que não está em sintonia com a Palavra de Deus. Devemos fazer sempre a oração que Davi fez no Salmo 139: “Senhor, sonda meu coração e vê se há em mim algum caminho mau”.
2 – Precisamos ler e meditar constantemente na Bíblia, pois ela é a espada do Espírito: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)
3 – Precisamos estar sempre ouvindo palavras de exortação e encorajamento, pois o pecado é extremamente enganoso e endurece o coração como poucas outras coisas: “Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13)
4 – Devemos amar os nossos irmãos em Cristo para que o amor de Deus que está em nós não esfrie: “porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:5)
5 – Devemos encher o nosso coração do Espírito Santo: “enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18)
6 – Devemos sempre ouvir a voz de Deus dirigindo a nossa vida: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações” (Hebreus 3:15)
7 – E devemos tomar cuidado com a principal porta de acesso do nosso coração: os nosso sentidos físicos. O que vemos afeta a nossa vida interior (para o bem ou para o mal); o que ouvimos (nos traz fé ou tira a fé); o que falamos (o Senhor disse que o que contamina o homem é o que sai de sua boca). Davi disse:” Não porei coisa torpe diante dos meus olhos” (Salmos 101:3). Também disse: “Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim.” (Salmos 39:1).

A nossa saúde espiritual depende do estado do nosso coração. E o estado do nosso coração depende do cuidado que temos tido com ele. Por isso, mantenha seu coração sempre puro diante de Deus, pois está escrito:
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5:8)


André,
Guitarrista do Rocha Minha

Nenhum comentário:

Postar um comentário